Do invisível ao visível: saberes e fazeres das questões LGBTQIA+ na Ciência da Informação

 

Do invisível ao visível: saberes e fazeres das questões LGBTQIA+ na Ciência da Informação

Este livro tem como essência e missão dar visibilidade às questões LGBTQIA+ no âmbito da Ciência da Informação. Assim, para destacarmos o protagonismo desta população, as autoras e autores dos capítulos que compõem esta obra são pesquisadoras/es e profissionais da informação pertencentes à comunidade LGBTQIA+. [...]
Entendemos que a CI se trata de uma ciência recente (emergiu em meados do século XX), que reflete e revisa as linhas teóricas e epistemológicas utilizadas, o objeto de estudo (a informação) bem como também desenvolve novas teorias e práticas para a sociedade. Apesar disso, identificamos que ainda é necessário ampliar discussões e visibilizar sujeitos informacionais. Acreditamos que através dos diálogos, do ativismo, da ciência e da prática profissional, será possível desconstruir estereótipos, preconceitos, ódio e discriminação direcionados à população LGBTQIA+.
 
SAMPAIO, DENISE BRAGA; SANTOS, I. L. ; BERNARDINO, M. C. R. . Práticas Informacionais nos espaços de acolhimento para a comunidade LGBTQI+: realidades de Fortaleza e João Pessoa. In: Nathália Romeiro; Bruno Almeida; Carlos Wellington. (Org.). Do invisível ao visível: saberes e fazeres das questões LGBTQIA+ na Ciência da Informação. 1ed.Florianópolis: Selo Nyota, 2019, v. 1, p. 347-383.