Equipe

Lider
Nome Completo Mini-currículo E-mail Lattes
Barbara Coelho Neves (Líder)

Professora Associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq. Pós-Doutora em Ciência da Informação (UNB), Doutora em Educação (FACED-UFBA) e Mestre em Ciência da Informação (PPGCI-UFBA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFBA, onde pesquisa na Linha Política e Gestão da Educação. Docente colaboradora do PPGCI-UFBA na Linha Política e Tecnologia de Informação. Docente do Instituto de Ciência da Informação (ICI), nos cursos de Biblioteconomia e Documentação e Arquivologia. Professora do PPGCI-UFSCar. É Pesquisadora Líder do LABORATÓRIO DE PESQUISAS EM TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS E INCLUSÃO SOCIODIGITAL (LTI Digital). Presidente do Evento internacional CONCITEC, que converge as áreas de Tecnologias, Ciências da Informação e Educação. Desenvolve atividades ligadas ao apoio à pesquisa, atuando principalmente na interrelação entre Ciência-Tecnologia-Sociedade. Embaixadora de Inovação Cívica do Open Knowledge Brasil e compõe o Grupo IFLA Special Interest on Artificial Intelligence, GT de CTI da APUB e do proifes-Federação, Coodenadora do Comitê Inteligência Artificial na Educação da International Association of Artificial Intelligence (I2AI). É autora do livro Tecnologias e Mediação. Em 2010 recebeu o Prêmio Nacional Ações Inovadoras. Escreve para a coluna INFOhome e Planeta Digital do Observatório da Imprensa.

barbaran@ufba.br
Denise Braga Sampaio (Vice Líder)

Professora Assistente do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (ICI-UFBA). Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI-UFPB). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI-UFPE). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (DCI-UFC).

Áreas de interesse: Memória, Competência em Informação, Mediação da Informação e Práticas Informacionais.

 

denisebs23@gmail.com
Pesquisadores
Nome Completo Mini-currículo E-mail Lattes
Anderson Rios Fontes

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia onde pesquisa sobre as práticas pedagógicas ligadas à produção de Materiais Didáticos Digitais. Pedagogo pela mesma Universidade (2011), é integrante do Grupo de Pesquisa LTI DIGITAL/ UFBA . Gestor Público formado no curso de Gestão Pública da UFBA. Possui graduação em Letras - Habilitação: Português e Literatura pela Universidade Católica de Salvador (2006), e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2014). Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Mata de São João. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional.

Camila Bahia Góes
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA) com pesquisa na área de Educação Inclusiva e Políticas, vinculado a Linha de Pesquisa Política e Gestão Educacional. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital - LTI da UFBA. Mestre em Educação pela (FACED/UFBA) pela Linha de Pesquisa Educação e Diversidade, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais- GEINE. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pelo Núcleo de Pós Graduação Gastão Guimarães (NPg) e em Neuropsicologia pela mesma Instituição. Formação inicial em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).Professora Substituta do Ensino Superior na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), vinculada ao Departamento de Educação, atuante da área de Práticas e membro do Grupo de Pesquisa em Educação lnclusiva (GEPEI). Professora do Ensino Superior no Centro Universitário Anísio Teixeira, com as disciplinas de Educação Inclusiva, Dificuldades de Aprendizagem e Orientações Pedagógicas e Psicologia do Desenvolvimento. Psicopedagoga Institucional dos Anos Finais e Ensino Médio no Colégio Santo Antônio - CSA, vinculada ao Serviço de Orientação Educacional - SOE, atuando diretamente com o público de Inclusão. Pesquisadora dos temas: Educação Inclusiva, Educação Especial, Psicologia da Aprendizagem, Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, Inclusão Digital, Ciclo de Políticas e Políticas Educacionais Inclusivas.
camilabahiagoes@gmail.com
Carolina de Souza Santana

Professora adjunta lotada no Departamento de Documentação e Informação (DDI) do Instituto de Ciência da Informação (ICI/UFBA). Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). Especialização em Gestão da Informação. Graduação em Biblioteconomia e Documentação - ICI/UFBA. Membro do grupo de pesquisa Difusão da informação e apropriação de saberes (DIFUSAS/UFBA), do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital - LTI e do Grupo de Pesquisa e estudos sobre o Patrimônio Bibliográfico e Documental. Desenvolve trabalhos na área de Representação e organização da informação e do Conhecimento, Ação Cultural e Tecnologia aplicada a gestão de acervos físicos e digitais, livro digital, produção, acesso, apropriação e uso. Interessa-se pelas temáticas que envolvem os estudos sócioculturais, ambientais e suas relacões com a cultura, arte e os saberes dos povos originários e comunidades tradicionais.

carolmagal1@hotmail.com
Charlley Luz

Publicitário que percebeu que o mundo da comunicação estava mudando e por isso se interessou pelo mundo da informação digital.

Tornou-se bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP.

É empreendedor, consultor, professor e palestrante.

Especialista em Sistemas e Serviços de Informação (FESPSP)

Desenvolve projetos em gestão documental, portais corporativos, experiência do usuário (UX Research), além de planejamento e arquitetura de informação de ambientes e repositórios digitais.

Junto à ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) ministra a disciplina de Usabilidade (UX) no curso de Pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital e e Arquitetura da Informação no curso de Big Data e Inteligência de Mercado.

 

charlley.luz@espm.br
Claudia Sa Malbouisson Andrade

Possui Graduação em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2001),

Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2004)

Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009).

Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Economia e PPGE da Universidade Federal da Bahia e pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Economia Aplicada. Tem experiência em Economia da Educação, Economia do Trabalho, Ações Afirmativas, Avaliação de Políticas Públicas.

Emir José Suaiden

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1 B e Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

Graduado (1971) em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília

Mestrado (1980) em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba

Doutorado (1989) em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madri

Pós-doutorado (2002) pela Universidad Carlos III de Madri.

Tem experiência na área de ciência da informação,principalmente nos seguintes temas: biblioteca pública, informação e sociedade, gestão da informação, gestão do conhecimento e inclusão digital para a inclusão social.

 

Fabiano Ferreira de Castro

Pós-doutorado em Ciência da Informação (2018) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

Doutorado em Ciência da Informação (2012) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. 

Mestrado em Ciência da Informação (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. 

Especialização em Uso Estratégico das Tecnologias em Informação e Comunicação (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Graduação em Biblioteconomia (2002) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

 Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lotado no Departamento de Ciência da Informação, no curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFSCar)-gestão 2019-2021.

 

Handherson Leyltton Costa Damasceno

Professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) - Campus SalgueiroPE, onde atua como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e Professor da Especialização em Metodologia para o Ensino de Línguas EMEL da mesma instituição. Doutor e Mestre em Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Educação a Distância, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Ensino de Língua Portuguesa e em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/RJ). Graduado em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS e em Licenciatura em Letras - Português, pelo Centro Universitário Claretiano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Gestão de Processos Educativos, Linguagem/Leitura e Tecnologia. Membro do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital" LTI Digital/CNPq/UFBA e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educacionais Tecnológicas (GEPET/CNPq/IFSertãoPE).

handhersondamasceno@gmail.com
Israel Marques Campos

Doutor em Educação - Universidade Federal da Bahia. Mestre no Programa Interdisciplinar e Profissional de Desenvolvimento e Gestão Social-Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão e Estratégias em Indústrias e Culturas Criativas- Universidade de Lisboa. Formação complementar em Direitos Humanos pela Network of Strategic and International Studies (NSIS) e Amnistia Internacional Portugal. Bacharel Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia. Aprovado em seleção pública para profissionais Doutores(as) para ser Consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI. Aprovado em seleção pública como docente substituto no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, ensinando os componentes "Laboratório de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos" e "Tópicos Especiais em Saúde IV - Metodologia Científica". Integrante da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, do grupo de pesquisa HCEL - História da Cultura Corporal, Educação, Esporte, Lazer e Sociedade/UFBA/CNPQ e do grupo interinstitucional LTI Digital - Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital/UFBA/CNPQ. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Atuou e atua nas áreas de ensino, pesquisa, consultoria, assessoria e gestão de projetos nas seguintes temáticas: educação, direitos humanos, participação social, corpo, popularização da ciência, tecnologia, inovação, inclusão sociodigital, saúde, juventude, desenvolvimento socioterritorial, e economia criativa.

isracampoedh@gmail.com
Jurandir de Almeida Araújo

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU/UFBA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Especialista em Libras pela Faculdade de Educação São Luís. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Política e Gestão da Educação (PPGE/UFBA), do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital/UFBA), do Grupo de Pesquisa Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, Trabalho e Educação, Educação Popular e Diversidade (EJAPOD); do Grupo de Pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade (PPGEduC/UNEB), da Associação Brasileira de Pesquisadores (as) pela Justiça Social (ABRAPPS) e do Núcleo Diversidade e Inclusão da Fundação Visconde de Cairu (FVC). Ex-bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford (IFP). Atualmente exerce o cargo de Coordenador Pedagógico, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia (presencial e EAD) da Faculdade Visconde de Cairu (FAVIC); Membro do Conselho Superior Universitário da Fundação Visconde de Cairu. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas; Ação Afirmativa; Educação das e para as Relações Étnico-Raciais; Educação para as relações de gênero e sexualidade; Branquitude; Movimentos Sociais; Organizações Sociais Negras; Religião e Religiosidade; Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos.

juran-araujo@hotmail.com
Marco Cerami

Possui doutorado em Lógica Pura e Aplicada obtido em 2012 pela Universidade de Barcelona (UB). Atualmente está trabalhando como professor adjunto no Departamento de Matemática da Universidade Federal da Bahia, em Salvador - BA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Lógica Matemática, Lógica Modal e Lógicas para Inteligência Artificial.

Maria Cleide Rodrigues Bernardino

Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e Inovação Tecnológica (BPI/2020-2022) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade de Brasília (UnB); Mestra em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialista em Gerenciamento de Bibliotecas Públicas e Escolares pela Universidade de Brasília (UnB); e em Literatura Brasileira pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Bacharela em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e do Mestrado Profissional em Biblioteconomia (MPB) da UFCA; Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do Grupo de Pesquisa: Biblioteca, Informação e Sociedade (BIS) Certificado pela UFCA e Pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sóciodigital (LTI Digital) Certificado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas públicas, escolares, leitura e formação de leitores.

Marta Licia Teles Brito de Jesus

Pedagoga (1995-1999), mestre (2002-2004) e doutora em educação (2010-2014) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com doutorado sanduich (2012) pelo Instituto de Educação (IEL) da Universidade de Lisboa, na condição de bolsista CAPES. Professora da rede federal de ensino superior, desde 2007, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no período de implementação do REUNI. Atualmente, professora adjunta da Faculdade de Educação da UFBA (2015-atual), pesquisadora do grupo pesquisa Políticas e Gestão da Educação da UFBA, vinculado ao CNPq, sendo responsável pela linha de investigação Politicas de formação dos profissionais da educação. Atuou como professora visitante na Flacso-México, durante três meses em 2023. Principais experiências e interesses acadêmicos em estudos sobre políticas educacionais, formação inicial e continuada dos profissionais da educação, construção de saberes e memórias da profissão docente e trajetórias de elevação da escolarização jovens, adultos e idosos.

Miguel Ángel Márdero Arellano

Formou-se em Antropologia Social do Instituto Nacional de Antropologia e História (1985), mestrado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Ciências da Informação da Universidade de Brasília (2008). Ele trabalha no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) desde 1997, É Tecnologista Sênior é coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital CARINIANA e líder do grupo de pesquisa "Estudos e Práticas de Preservação Digital Dríade". Ele é editor pelo Brasil do repositório internacional E-LIS e da Revista Brasileira de Preservação Digital. É membro do Standing Committee of Preservation and Conservation da IFLA (2017-2021 e 2023-2025).

Raquel Alves Sobrinho

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFBA). Mestre em Educação pela Universidad Autónoma Del Sur (UNASUR). Especialista em Gestão e Auditória Ambiental pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (FACCEBA). Graduação em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins (FEBIP) e em Ciências com habilitação em Biologia pela Autarquia Superior de Arcoverde (AESA). Membro do Grupo de Pesquisa Política e Gestão da Educação (PPGE/UFBA), do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital/UFBA). Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas; Gestão Educacional; Pesquisa e Ensino; Educação formal e não formal; Organizações da sociedade civil; Avaliação; Educação Infantil, ensino fundamental e médio. Elaboração e execução de projetos nas áreas: educacional, social e ambiental; Docente Universitária. Experiência em mobilização de grupo. Boa prática em treinamento e capacitação de pessoas. 

raquel.preparacao@gmail.com
Verónica Sofía Ficoseco
Professora pesquisadora na Universidad Nacional de la Patagonia Austral (Argentina)
Professora visitante no Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahía.
Pós-doutorado em Tecnologias e Educação, Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Pós-doutorado em Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, Universidade Nacional de Quilmes (UNQ, Argentina).
Doutora em Comunicação, Universidade Nacional de La Plata (UNLP, Argentina)
Licenciada em Comunicação Social, Universidade Nacional de Jujuy (UNJU, Argentina)
Especialização em Programação informática, Universidad Tecnológica Nacional Buenos Aires (UTN, Argentina)
Áreas de pesquisa e atuação: Comunicação/educação com mediação tecnológica; interação, diversidade e corporalidade em ambientes online; estudos de gênero e tecnologias; análises sociotécnicos.
veronica.ficoseco@ufba.br
Doutorandos
Nome Completo Mini-currículo E-mail Lattes
Alessandra Ribeiro Assunção do Amaral
Doutoranda pela UNR - Universidade Nacional de Rosário.
 
Mestra pela UNASUR
 
Especialista pela Universidade Cândido Mendes
 
Graduada em Letras pela Faculdade de Ciências da Bahia – FACIBA
 
Pedagogia Faculdade São Salvador - FSS
sandra_amaral2@hotmail.com
Carmen Lucia Costa Brotas

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal da Bahia .Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2010), especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal da Bahia e graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2004) e em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu (1998). Membro do Grupo de Pesquisa Competência e Comportamento: Processos de Produção, Inovação e Comunicação da Informação (COMPORTI/UFBA)e do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI/UFBA). Exerce cargo público no Tribunal Regional Eleitoral. Atuou na assessora de Desembargador Eleitoral, do Diretor-Geral do Tribunal, bem como na Coordenadoria de Análise Técnica na apreciação de processos administrativos. 

cbrotas26@gmail.com
Daniel Branco

Doutorando em CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pelo PPGCI/UFBA (2019). Bolsista FAPESB (2019). Graduando em Arquivologia ICI/UFBA (2020). Mestre em CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pela UFBA (2018). Graduado em BACHARELADO INTERDISCIPLINAR em HUMANIDADES pela UFBA (2020). Obteve MBA em GESTÃO de PROJETOS e OBRAS de ENGENHARIA pelo CENTRO INTERAMERICANO de DESENVOLVIMENTO - CENID (2012). BACHAREL em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela FACULDADE de CIÊNCIAS GERENCIAIS da BAHIA - UNICENID (2006). Licenciando em MATEMÁTICA pela FACIBA (2017). Especializando em EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CIENTIFICA E TECNOLÓGICA - IFBA (2015).

Administrador Logístico com mais de vinte anos de experiência na área de Tecnologia da Informação. Desenvolvedor colaborador das plataformas digitais WEBSISMEDICOS e WEBGODOFREDOFILHO. Pesquisador e tutor do grupo de pesquisa G-ACERVOS PPGCI/UFBA. É professor técnico universitário e consultor empresarial em Ciência da Computação, gestão administrativa e gestão comercial. Leader Coach pela BRASCOACHING/BA e Empreendedor Multiplicador pelo SEBRAE/BA.

danielbranco.ufba@gmail.com
Darlaine Pereira Bomfim das Mercês
Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Especialista em Educação em Direitos Humanos na Universidade Federal da Bahia. Licenciada e bacharela em Ciências Sociais na Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (Lti-Digital) e do GEFEP UNEB/CNPq. Atuo na área da Sociologia da Educação, principalmente nos seguintes temas: ressonâncias do neoliberalismo na políticas públicas educacionais, PNLD, PNBE e políticas públicas de incentivo à leitura na educação básica. Fui professora vinculada a Secretaria de Educação do Estado da Bahia com atuação em escola situada nas unidades de cumprimento de medida socioeducativa em Salvador.
darlainebomfim@gmail.com
Joana Espinheira Avena
Bacharel em Relações Internacionais,
Pós-graduada em Administração
Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia.
Trabalha e pesquisa a internacionalização no ensino superior há 10 anos. Implantou e coordenou o núcleo de internacionalização do Centro Universitário Jorge Amado. Atualmente Integra o grupo de pesquisa LTI. 
 
joanaavena@hotmail.com
Marcela Lino da Silva

Doutoranda em Ciência da Informação (PPGCI/UFPE) e Mestra em Ciência da Informação (PPGCI/UFPE).

Graduada em Gestão da Informação (UFPE) e Comunicação Social, habilitação em Jornalismo (Faculdade Maurício de Nassau).

Tem interesse nas pesquisas sobre Estudo do Usuário, Competência e Comportamento Informacional, Cultura em Informação, Comunicação e Mídia, Epistemologia, Paradigmas da Ciência da Informação, Teoria da Complexidade, Relações Disciplinares e Ciência Aberta/Dados Abertos.

linomarcela@gmail.com
Ramon Davi Santana

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). Acadêmico em Docência no Ensino Superior pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (SENAC/SP), Especialista em MBA em Gestão Pública pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA. Tem interesses voltados a aspectos de Política e Economia da Informação, com enfoque em matérias nos campos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Search Engine Optimization (SEO), Marketing digital, Inteligência Artificial (IA), Vigilância e Privacidade de Dados, Cibercultura e Tecnologia e Sociedade. Membro do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital da UFBA (LTI Digital UFBA). Bibliotecário-Documentalista da UFBA, atuando no seu Sistema Universitário de Bibliotecas (SIBI-UFBA) e em exercício na Biblioteca da Faculdade de Arquitetura dessa universidade (BIB/FAUFBA).

ramonds@ufba.br
Renan Pereira Oliveira

Jornalista, Doutorando em Ciência da Informação (UFBA) e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). É especialista em Comunicação Institucional e tem ampla experiência em Assessoria de Comunicação. É bolsista Capes e realiza pesquisa sobre políticas públicas de combate à desinformação com ênfase em educação midiática.

Mestrandos
Nome Completo Mini-currículo E-mail Lattes
Glauber Cassiano

Mestrando em Educação na UFBA-Universidade Federal da Bahia, na linha de pesquisa Política e Gestão da Educação; 

Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Estácio de Sá; MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Uniderp-SP

Possui mais de 15 anos de experiência nas áreas de gestão estratégia de negócios e educação, capital humano, controladoria, finanças e gestão empresarial. Licenciado pela SBC-Sociedade Brasileira de Coaching, como Personal & Professional Coach. Atuou como Gerente Comercial da FORPAN Ceará, Diretor Administrativo da UNIDERC, Diretor-Executivo Financeiro da UNeB para os estados do Ceará e Piauí, Tesoureiro Assistente nos estados de Pernambuco e Sergipe. Atuou como Supervisor de Recursos Humanos na Instituição Adventista Nordeste Brasileira em Salvador e Região Metropolitana. Também possui experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais. Em minha ultima experiência profissional atuei como Coordenador do Polo Universitário EaD do UNASP-Centro Universitário Adventista de São Paulo, para a cidade de Salvador e Região Metropolitana, e foi Professor da disciplina Gestão de Recursos Humanos no curso de administração da FADBA-Faculdade Adventista da Bahia no semestre 2018.2. 

glauber.cassiano@ufba.br
Janivalda Rocha de Jesus Deveza
Mestranda em Ciência da Informação – PPGCI/UFBA
 
MBA em Gestão da Informação – UNIFACS/BA
 
Especialista em Gestão de Bibliotecas e suas Tecnologias – FACULDADE HÉLIO ROCHA
 
Pesquisadora do Laboratório de pesquisa em Tecnologias Informacionais e Sociodigital –
LTI/UFBA
 
Bacharel em Biblioteconomia e Documentação
janedeveza@gmail.com
Monaliza Gomes da Conceição

Mestranda em Educação(FACED/UFBA)

Pesquisadora na Linha de Políticas e Gestão da Educação (FACED/UFBA)

Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital ( LTI/UFBA)

monaliza_conceicao@hotmail.com
Romario Penna Forte de Amorim

Mestrando em Ciência da Informação com projeto de pesquisa voltado a temática da aplicação de altorítmios de Inteligência Artificial no processo de busca de informações em arquivos permanentes. Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atuando na reetruturação dos documentos de Arquivo Permanente do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia.

Iniciação Cientifica
Nome Completo Mini-currículo E-mail Lattes
Elielson Souza da Silva

Graduando em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Regional do Brasil - UNIRB

Graduando em Interdisciplinar em Humanidade pela Universidade Federal da Bahia - UFBA

Cofundador da Comissão de Eventos de Engenharia - CEENG / UNIRB

Atualmente faz parte da iniciação cientifica no Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital da UFBA

elielsonsouza03@gmail.com
Jessica Caila Mendes Batista

Graduanda em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e tecnologia pela UFBA.

Bolsista no Laboratorio de tecnologia e informação - (LTI)

Jessicacailamb@gmail.com
Leidiara Iardlei Lopes

Terceiro grau em andamento curso: Biblioteconomia e Documentação (UFBA)

Bolsista PIBIC/ Permancer (2019-2020)
leidiaraiardleilopes@gmail.com
Voluntários
Nome Completo Mini-currículo E-mail Lattes
Ucineide Rodrigues Rocha

Pedagoga (UFAM)

Especialista em Ensino Superior (UFAM)

Mestre em Educação (UFS)
ucirocha40@gmail.com
Cameron Santos Coelho

Bacharelande em Arquivologia, pelo Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia

cameronstc@hotmail.com
Gildevana Ferreira da Silva
Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCI-UFS).
 
Especialista em Gestão da Comunicação e Marketing Institucional pela Universidade Castelo Branco/RJ (UCB-RJ).
 
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFS).
 
Graduanda de Administração (FASE - ESTÁCIO).
 
Área de atuação: Gestão de bibliotecas, Consultoria em acervo documental, Ação Cultural, Gestão Pública em Instituições de Ensino e Gestão da Informação. Com interesse em Comunicação, Mídia, Ciência da Informação, Administração e Ciência de Dados.
 
gildevana.fm@gmail.com
Makson de Jesus Reis

Biblioteconomia e Documentação (UFS)

Graduando em Administração (Uniasselvi)

Graduando em Direito (UNIFTC)

Mestre em Gestão da Informação e do Conhecimento (UFS) 

Doutorando em Ciência da Informação (UFBA)

Areas de estudo: Ciência da Informação, Administração, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Biblioteconomia, Ciência de dados, Cientista de Dados, Inteligência Artificial, Big Data, Bibliotecário de Dados, Era da Conexão, Ciborgues Interpretativo, e-Science, Sistemas de Automação, Realidade Virtual e Estéticas Tecnológicas, Robótica, Interações Tecnológicas no Homem, Educação Tecnológica.

 

maksonacademico@gmail.com
Neubler Nilo Ribeiro da Cunha

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pelo Instituto de Ciências da Informação da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2006). Especialista em Administração de Serviços pela Escola de Administração da UFBA (2009). Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional de Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), vinculado ao Departamento de Educação - DEDC - Campus I (2021). Atualmente é bibliotecário da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Chefe do Núcleo de Circulação e Referência da Biblioteca Central da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

neubler@ufrb.edu.br
Phelipe Rafael Alves de Menezes

Pós-graduando em Desenvolvimento, Inovação e Tecnologias Emergentes pelo IFPE.

Graduado em Gestão da Informação pela UFPE e Administração de Empresas pela Faculdade Maurício de Nassau. 

Tem interesse nas pesquisas sobre Estudo do Usuário, Comunicação, Mídia e Cultura, Big Data, Análise de Redes Sociais e Ciência de Dados.

menezesphelipe@gmail.com
Quesia Damasceno Gomes da Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Visconde de Cairu (2011). Estudou na Faculdade Adventista de Educação do Nordeste (2006), Estudou também na Faculdades Integradas Olga Metting (2009). Trabalhou na Rede de Ensino Adventista (2011), como professora de Ensinos Éticos e Religiosos e também atuou na mesma Rede de Ensino como Coordenadora Pedagógica (2015), onde desenvolveu projetos com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino na formação do docente nos seguintes áreas: Educação, Currículo, Avaliação,Tecnologia Informação e Comunicação com ênfase nas práticas docentes e inserção dos discentes com uso de dispositivos móveis como Tablets e Plataformas digitais, Educação Online, Multiculturalismo e Cibercultura. Especialista em Currículo e Avaliação Institucional (2007/FADBA) e Especialista em CiIbercultura e Multiculturalismo Mestre em Ciências da Educação e Tecnologia, pela Universidade Autônoma del Sul (2016/UNASUR), Membro do Grupo de Pesquisa pela Universidade Federal de Sergipe / 2016/UFS- (Biblioteconomia / TIC). Atualmente Membro do Grupo de Pesquisa pela Universidade da Bahia ? 2020/UFBA/ Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sócio Digital. Foi Coordenadora Pedagógica na Rede de Ensino Adventista.

quesia.gomes@outlook.com
Quezia Rodrigues de Oliveira

Discente de graduação em biblioteconomia e documentação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA

Bolsista do Laboratorio de Tecnologia e Informação - (LTI)
 
Membro do grupo de pesquisa do Laboratorio de Tecnologia e Informação - (LTI)
 
 
 
 
quezia2oliveira@gmail.com